-
Arquitetos: Anastasia Arquitetos
- Área: 1230 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Jomar Bragança
-
Fabricantes: Aludesign, Bellar, L'Idea, Mharmaros, Patrik Cizilio, São Romão / prodomo, Tapetart, artstar movelaria, iluminar, regina Barbi
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência I.C. está localizada na cidade de Lagoa Santa, Minas Gerais. O terreno , de 5000 m2, é um aclive relativamente suave , aonde a fachada orientada para a rua está voltada para o nascente. A orientação solar foi um fator determinante para a implantação da casa, situada em uma região bastante quente , aonde a proteção solar é imprescindível.
Por ser uma residência de fim de semana, aonde o lazer é prioridade, atenção especial foi dada à configuração dos espaços exteriores , e a forma como a arquitetura dá escala à estes espaços. Apesar do terreno ser de tamanho considerável, há pouco espaço residual, a maior parte do terreno é desfrutável. Neste aspecto, foi fundamental a interação com o projeto paisagístico , de autoria de Luis Carlos Orsini.
A planta do projeto, de 1 pavimento, é basicamente um L , aonde a parte íntima, voltada para o nascente, seria uma perna , e a social , voltada para o sul , mais sombreada, seria a outra. Soluções de iluminações zenitais, jardins internos foram adotadas , para aumentar a iluminação interna sem esquentar o ambiente. Na área íntima, temos cinco suites , que se ligam ao resto da casa por um estar íntimo e um jardim interno. Na área social, um pavilhão de estar que se liga a um pergolado semi coberto e uma varanda, com uma cozinha externa. Junto a esta varanda, spa, vestiários e sauna. Completa o conjunto um pavilhão externo com atelier e academia.
As proporções da casa, predominantemente horizontais, mimetizam com o paisagismo ,que é a paixão dos proprietários. A estrutura é em concreto armado, com pergolados metálicos definindo as áreas de sombra. Foram utilizados prioritariamente revestimentos naturais, como madeira, pedra, concreto, para criar esta relação mais próxima com o paisagismo. Grandes vãos foram criados, diminuindo número de pilares, para aumentar a sensação de integração com o exterior.
O projeto é então um exercício de implantação de uma residência com um programa relativamente extenso, integrada ao paisagismo e à paisagem de forma harmoniosa e delicada , estes sim os verdadeiros protagonistas.